ES: Prefeito de cidade atingida por enchente diz que “cidade acabou”

120

“Iconha acabou”, desabafa prefeito de cidade do ES destruída pela chuva
O prefeito João Paganini vai decretar estado de calamidade pública, o que pode ajudar o município a conseguir recursos com os governos estadual e federal de forma mais rápida.

O prefeito de Iconha, João Paganini, conversou com a reportagem de A Gazeta sobre o cenário de destruição do município após o temporal que atingiu o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (17) e a madrugada deste sábado (18).

A prefeitura ainda não conseguiu calcular os prejuízos da cidade, mas se sabe que o comércio do município ficou praticamente destruído. Paganini vai decretar estado de calamidade pública, o que pode ajudar o município a conseguir recursos com os governos estadual e federal de forma mais rápida.

“Iconha acabou. Tenho 54 anos que moro aqui e nunca tinha visto um cenário triste desses. Vamos precisar da ajuda do governador e do presidente para reconstruir a cidade”, relatou o prefeito, que destacou a ajuda que o município vem recebendo. “Chega caminhão-pipa um atrás do outro”.

Em Iconha, pelo menos duas mortes foram registradas. Um homem foi encontrado morto no quintal de uma casa na comunidade de Bom Destino, em Iconha, na madrugada deste sábado (18). A suspeita é de que ele tenha morrido afogado devido aos alagamentos no município. Outra pessoa também morreu ao ser levada pela enxurrada.

Várias comunidades do município estão isoladas por causa de alagamentos e pela lama nas ruas. Nem o hospital Danilo Monteiro Castro escapou da tragédia. Segundo a Defesa Civil, a água atingiu até o segundo pavimento do hospital.

Foram registradas cinco mortes e dezenas de pessoas desalojadas até a manhã deste sábado (18).

Cinco mortes estão confirmadas no sul do estado, segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, até a manhã deste sábado (18). O número refere-se a dois moradores de Iconha e três de Alfredo Chaves.

Assista ao vídeo em Iconha-ES: 

 

Fonte: Portal Maratimba

Facebook Comments